31/03/2013

História sobre a vida de Abrão








História sobre a vida de Abrão
Porque haverá grande angustia na terra, e ira sobre este povo. E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem. — Jesus, em Lucas.

   
Abraão saiu de Ur dos Caldeus a fim de herdar uma terra.
  
Abraão nasceu perto ou mesmo na cidade de Ur no sul da Mesopotâmia. O pai de Abraão, Tera tinha 2 outros filhos, Nacor e Haran o pai de Ló (Gn 11:27). O relato de Gênesis não menciona Deus aparecer a Abraão antes da partida de Ur, mas At 7:2-4 claramente aplica a ordem de Gn 12:1-3 à altura em que a família ainda vivia em Ur.

A vida de Abraão pode ser subdividida em quatro períodos principais:

(1) Sua vida antes da sua jornada até Canaã, à idade de 75 anos.
(2) Desde o inicio da sua residência em Canaã até o nascimento do seu filho Isaque, um período de 25 anos.
(3) A sua vida desde o nascimento de Isaque até a morte de Sara e o casamento de Isaque com Rebeca, cerca de 40 anos.
(4) Os seus últimos dias, velhice e morte, cerca de 35 anos.

 Apesar das fragilidades que são comuns aos homens, Abraão perseverou no seu propósito de uma vida de seguir onde quer que Deus o guiasse, quer fosse no longo caminho de Ur para Canaã ou para o Monte Moriá para oferecer o seu único filho, o filho da promessa, em sacrifício. Através das provas da sua vida, a sua fé foi aperfeiçoada, tanto assim que ele se tornou "o amigo de Deus" (Tg 2:23).

A alta estima que os seus descendentes lhe tinham eventualmente degenerou quase ao ponto em que eles o adoravam acima de Deus. Mas o brilho da sua fé e longa vida de devoção à vontade de Deus perdura através das gerações.